A IENH – Unidade Fundação Evangélica avaliou a primeira etapa de projetos científicos elaborados pelos estudantes, nos dias 24 e 25 de maio. Entre estes dias, ocorreram apresentações de grupos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os trabalhos foram analisados em bancas formadas por professores da escola.
Ao decorrer do projeto científico, os alunos são orientados a explorar os conhecimentos de forma que possam desenvolver autonomia na produção de hipóteses, coleta e análise de dados e resolução de problemas. Os quesitos avaliados pela banca são: originalidade, relevância, metodologia científica, domínio do conteúdo e apresentação.
Segundo a professora Ana Paula Machado, a realização de bancas de Iniciação Científica no Ensino Fundamental e Médio é uma prática de “extrema importância para a construção do pensamento científico” dos alunos.
Ela afirma que o processo proporciona um ambiente de investigação e análise crítica, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais, como a formulação de hipóteses, a condução de experimentos e a interpretação de dados.
Além disso, ela comenta sobre as apresentações da Iniciação Científica deste ano, destacando que “em sua grande maioria, apresentaram características originais e de muita relevância científica”.