A IENH - Unidade Pindorama promoveu, no dia 11 de setembro, a programação “Cultivando a Paz na Escola por meio da Brincadeira”, envolvendo todos os estudantes em atividades lúdicas e educativas voltadas à convivência harmoniosa e ao respeito mútuo. Em cada proposta, houve interação entre alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para os quais foram preparadas atividades e brincadeiras especiais.
Entre as ações, destacou-se uma atividade inspirada na história “O Livro da Gratidão”, de Todd Parr, na qual cada aluno do Ensino Fundamental trouxe um desenho e uma palavra ou frase relacionadas à gentileza, como: “obrigado(a)”, “desculpe”, “com licença”, “abraçar e cuidar dos amigos” e “respeitar as diferenças”, entre outros. As crianças da Educação Infantil prestigiaram os colegas mais velhos, ouvindo-os com atenção.
Além disso, dentro da proposta “Cultivando a Paz na Escola”, as turmas participaram de um momento de integração com a contação da história “A Day on the Farm with The Very Hungry Caterpillar”, de Eric Carle, lida em inglês. A atividade também contou com brincadeiras, trocas de experiências e gestos de agradecimento entre os colegas.
Em outras brincadeiras, os participantes se envolveram em dinâmicas de cooperação em duplas ou grupos, que incluíram abraços, brincadeiras de cosquinha e brincadeiras de roda, que também integraram a programação.
Ao final, os alunos do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue entregaram um adesivo do Billy aos colegas da Educação Infantil.