No dia 14 de novembro foi a vez dos alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Pindorama vivenciaram em sala de aula técnicas do Mindfulness. Os Professores da Unidade, que passaram por um processo de formação, conduziram as atividades em conjunto com os Psicólogos Guilherme Ebert e André Kolb.
Segundo a Psicóloga Educacional – Aline Saile, a proposta da escola é que as técnicas sejam utilizadas sistematicamente com os alunos, com o intuito de auxiliar na regulação emocional, para que possam identificar as emoções e lidar de forma mais tranquila com os comportamentos a partir destas emoções. “O termo Mindfulness é utilizado para descrever um estado psicológico de consciência e de processamento de informações. Estar em um estado Mindful permite que as pessoas liberem sua capacidade criativa e instintiva, solucionem situações emocionais de forma mais saudável, criem estratégias eficazes para lidar com dificuldades e obstáculos durante sua vida”, explica Aline a partir dos autores sobre o tema.
Utilizando os exercícios de atenção plena do Mindfulness, de acordo com pesquisas realizadas no contexto educacional, os alunos serão beneficiados para a melhora da qualidade de vida e auxílio para a organização e atenção visando o foco nas propostas de atividades e nas relações de convívio. Os Professores acompanharam os momentos com os Psicólogos para aprenderem a aplicar as dinâmicas em sala de aula, sendo que, aos poucos, a cultura do Mindfulness será aplicada para as outras turmas da Unidade.
“Os alunos gostaram muito das propostas, relataram que se sentiram confortáveis e relaxados e sugeriram que realizassem a técnica antes das provas e em momentos também em casa”, afirma Aline. As turmas dos 3ºs e 5ºs anos também vivenciaram a experiência no mês de outubro.