O acolhimento e acompanhamento de novos alunos na IENH já é uma tradição que faz parte dos cuidados e recepção com quem chega. Os estudantes são acompanhados desde o início do ano letivo e, na Unidade Pindorama é realizado um momento com a coordenação de Unidade e com a psicóloga para acolher os sentimentos, ver como estão se vinculando aos colegas, ouvir as dúvidas e se estão sendo atendidos nas suas necessidades.
Conforme explica a psicóloga Educacional da Unidade Pindorama, Aline Saile, um acolhimento cuidadoso ajuda a reduzir o estresse e a insegurança, proporcionando uma recepção calorosa e uma introdução tranquila ao novo ambiente.
“Além disso, quando os alunos se sentem bem-vindos e aceitos, é mais provável que desenvolvam um senso de pertencimento. Isso é essencial para criar um ambiente positivo, onde os alunos se sintam motivados a participar e contribuir para a comunidade escolar”, completa.
Também foi realizado uma pesquisa ao final do mês de maio para ouvir os familiares sobre a adaptação dos filhos, relacionamentos, expectativas quanto às aprendizagens e questionando se foram atendidos nas suas solicitações e necessidades. “Os resultados e relatos desta pesquisa são muito significativos e auxiliam para avaliarmos os nossos processos como escola”, conta Aline.
Este processo é realizado não somente no início do ano letivo, mas durante todo o primeiro semestre escolar.