As crianças do Nível 5A da Educação Infantil da IENH – Unidade Oswaldo Cruz vivenciaram um momento muito especial, cheio de encantamento, curiosidade e descobertas a partir do projeto da turma “Missão espacial”. No dia 08 de novembro, visitaram o Planetário, em Porto Alegre.
Segundo a Professora Jordana Quilião, desde o início do projeto, as crianças estão sendo protagonistas de cada proposta, realizadas na língua inglesa e na língua materna. Aprenderam sobre os planetas observando as suas diferenças e semelhanças, criaram um Sistema Solar coletivo, nesta etapa, tiveram a participação da Coordenadora – Célia Corrêa, que ouviu atentamente as colocações da turma sobre o desejo de colocar a maquete no espaço escolar. Além disso, as crianças tinham muitos questionamentos e hipóteses sobre os planetas, a partir disso, foram pesquisando e descobrindo as respostas referentes às suas inquietações. Também aprenderam sobre as constelações, na língua inglesa com a Teacher Raquel Trintin. As crianças puderam vivenciar momentos com músicas e a dramatização de poesia envolvendo o tema do projeto.
Acompanhadas das professoras da turma e das Auxiliares de Atividades Escolares – Morgana Machado e Bruna Gabriela, as crianças ouviram e assistiram a história “O príncipe sem nome”, que foi projetada com imagens referentes ao Sistema Solar, estrelas, constelações, sol e distâncias de cada planeta. “As crianças estavam encantadas, atentas e extremamente envolvidas com a proposta. Neste momento fizeram falas espontâneas “Que incrível”, “Uau”, “Parece uma chuva de estrelas”, “Onde está o planeta terra?“, conta Jordana. Ainda comentaram entre si a nomenclatura dos planetas na língua inglesa, manifestando todo o aprendizado da sala de aula.
Após o momento de apreciação da apresentação, as crianças foram conhecer os espaços externos do Planetário. Neste momento, alguns realizaram a leitura espontânea dos enunciados, trazendo questionamentos de significação de leitura e compartilhando com os colegas. Por fim, participaram de um lanche coletivo no espaço, aproveitando o passeio e a tarde ensolarada.
A Professora Jordana comenta a experiência: -“As crianças estavam ansiosas por esse momento. Foram extremamente atentas, participativas, questionadoras e curiosas. Em sala de aula, em nosso projeto de estudos, pesquisaram e aprenderam sobre o Sistema Solar, sendo assim, o passeio foi uma importante vivência repleta de significados e memórias afetivas para ficar guardadas no coração dos alunos, professoras e famílias. Além de pertencer ao projeto de estudos que traz o protagonismo da criança, também está sendo o fechamento de um ciclo da educação infantil. As vivências, o aprendizado e as conquistas presentes em cada etapa. Foi um momento especial”.