Year 7 da Unidade Fundação Evangélica estuda sobre a Arte dos Povos Originários

Os estudos inspiraram produções artísticas com tintas naturais e simbologia indígena
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Year 7 da Unidade Fundação Evangélica estuda sobre a Arte dos Povos Originários

Valorizar a diversidade cultural brasileira e compreender a beleza e a funcionalidade da produção artística dos povos nativos do Brasil foram os principais objetivos do trabalho desenvolvido pelos alunos das turmas dos Year 7 A, B e C do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Fundação Evangélica, nas aulas de Arte.

Iniciado no final de maio, o projeto teve como foco a Arte dos Povos Originários Brasileiros, explorando sua riqueza simbólica, estética e utilitária. A proposta surgiu da reflexão sobre como os povos indígenas utilizam a arte como forma de expressão cultural, espiritual e cotidiana, mesmo que não possuam um conceito próprio de “arte” nos moldes ocidentais.

A primeira etapa contou com uma visita guiada ao Museu Tükuna, localizado na escola, onde os estudantes observaram de perto objetos produzidos por diferentes etnias indígenas. A visita foi conduzida pela professora Cristina Zeni, que explicou o significado de cada peça e destacou a sensibilidade estética presente mesmo nos objetos mais simples do cotidiano indígena.

Após essa imersão, os alunos assistiram a uma apresentação visual sobre os diversos povos originários brasileiros, seus costumes e sua relação com a natureza. Também receberam um texto explicativo para aprofundar o entendimento sobre os aspectos estéticos, simbólicos e funcionais da produção artística indígena.

A atividade prática incluiu a confecção de tintas naturais a partir de ingredientes como beterraba, açafrão, erva-mate, café e outros elementos do dia a dia. Com as tintas produzidas, os alunos criaram representações de objetos inspirados na arte indígena, observando padrões, cores e elementos simbólicos.

A próxima etapa do projeto envolve a representação de animais brasileiros frequentemente retratados na arte dos povos originários. A proposta é refletir sobre a preservação das espécies, destacando como esses povos mantêm uma relação profunda e respeitosa com a natureza. Ao final, os alunos também construirão animais em massinha e, possivelmente, produzirão objetos em cerâmica.

Atualizado em: 27/06/2025