No contexto do projeto “Interactions: Laços que Conectam”, os estudantes do Year 4 do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama realizaram uma atividade especial que combinou criatividade, tecnologia e sustentabilidade.
Inspirados pela leitura do livro Mundo Robô, de Alexandre Brito e Christian David, com ilustrações de Isabela Santos, eles construíram robôs a partir de materiais recicláveis e convidaram os colegas do Year 2 para conhecer o resultado desse trabalho coletivo.
A proposta teve como objetivo fortalecer os laços entre as turmas, além de estimular o olhar ecológico desde os primeiros anos escolares. Com a experiência prévia como Monitores Ecológicos, os alunos do Year 4 exploraram conceitos de preservação ambiental, reutilização de materiais e consciência coletiva, sempre alinhados ao universo criativo apresentado no livro.
Para além da montagem dos robôs, as aulas de educação tecnológica ajudaram os estudantes a criar a identidade visual de suas invenções. A leitura também serviu de ponto de partida para reflexões e para a produção de poemas inspirados em seus projetos, ampliando as habilidades de expressão escrita e artística.
Na visita do Year 2, os alunos do quarto ano apresentaram seus robôs, explicaram como foram feitos e qual seria sua função dentro do “Mundo Robô” imaginado por eles. O encontro foi marcado por curiosidade, perguntas, demonstrações e muita interação, reforçando o prazer em compartilhar descobertas.
A atividade, conduzida pelas professoras Fabiane Miranda e Lisandra Brombatti, destacou valores como colaboração, empatia e responsabilidade ambiental. Mostrou ainda que, com materiais simples como papelão, tampinhas, caixas, garrafas e fios, é possível promover um aprendizado significativo e lúdico, unindo literatura, ciência e sustentabilidade de forma prática e criativa.