Billy inspira atividades bilíngues no Kindergarten 2 da Unidade Pindorama

As atividades na adaptação estimularam o inglês e o desenvolvimento integral das crianças
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Plurilinguismo
 Billy inspira atividades bilíngues no Kindergarten 2 da Unidade Pindorama

Já nas primeiras semanas de aula, as turmas do Kindergarten 2 da Educação Infantil do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama demonstraram grande interesse pelo mascote da IENH, o Billy. Diante disso, a teacher Amanda Escobar passou a propor atividades relacionadas a ele.

O fantoche tornou-se um dos elementos favoritos das turmas, sendo procurado nas brincadeiras e em momentos de afeto. Além disso, imagens do Billy espalhadas pela escola despertaram a curiosidade das crianças.

Percebendo esse vínculo, Amanda organizou uma sequência de atividades envolvendo o mascote, realizadas ao longo de duas semanas. Entre elas, destacam-se: a canção “Billy, where are you?”, a brincadeira de Hide and Seek com o fantoche na sala de aula, a busca por imagens do Billy projetadas na lousa, o boliche de pinguins e registros gráficos com gelo, representando os ambientes gelados onde os pinguins vivem.

As crianças também participaram de práticas de Mindfulness, de momentos de cuidado com o Billy e de dois encontros de Learning Centers. No primeiro, foram organizadas estações com brincadeiras de cuidado com o fantoche (como alimentação e higiene), pintura nas cores do mascote e exploração do gelo.

No segundo encontro, as propostas incluíram dobradura de pinguim e uma atividade artística com algodão e cola para representar a neve.

As propostas contemplaram diferentes objetivos pedagógicos. Segundo a teacher Amanda, as atividades foram pensadas para favorecer o desenvolvimento da Língua Inglesa de maneira lúdica e significativa, ao mesmo tempo em que promovem o desenvolvimento integral das crianças, nos aspectos cognitivo, socioemocional, motor e criativo.

Atualizado em: 09/04/2025