As turmas dos 6ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH - Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz puderam refletir sobre a história, arqueologia e fatos passados, refletindo sobre o que deixarão de legado, suas marcas e influência na história que está por vir.
No Componente Curricular History, a partir do vídeo “The one about the virus”, os estudantes discutiram sobre como o momento vivido agora entrará para a História, ou seja, como será lembrado no futuro. Após, eles foram desafiados a fazer um diário registrando suas vivências na quarentena, refletindo sobre as mudanças de hábitos em sua rotina, aspectos positivos e negativos. Além disso, ao estudarem sobre fontes históricas em História, pesquisaram em suas fontes o que tinham de registros da escola e da vida estudantil deles na Instituição, montando um álbum de memórias de suas experiências na IENH.
Em História, as turmas trabalharam a importância da profissão de arqueólogo na reconstrução da história da humanidade. Os alunos foram inspirados a pensar como um arqueólogo na busca pela identificação de uma pessoa pelos seus objetos pessoais.
Ainda, retomando o que é arqueologia, assistiram ao vídeo sobre o Museu de Londres e o trabalho que desenvolvem lá com as “marcas” deixadas pelos antepassados Inspirados pelo livro “How to be an explorer of the world”, os alunos desenvolveram missões sobre suas marcas no mundo, agindo como arqueólogos.
A partir da atividade houve a reflexão: Mas que marca nós estamos deixando? Esse questionamento foi feito nas aulas de Arts, com inspiração na música Fingerprints, de Katy Perry. As famílias também foram envolvidas nessa reflexão através de uma entrevista realizada pelos estudantes com seus familiares. Além disso, os alunos gravaram um vídeo curto contando um momento especial vivido na escola, um momento que será para sempre lembrado.
Promoveram as atividades as Professoras Anelise Domingues, Cristiane Ely Lemke, Fernanda Andrioli.