Uma formação de jovens lideranças estudantis da Rede Sinodal de Educação contou com a participação de alunos e ex-alunos da IENH – Unidade Fundação Evangélica. Durante os dias 26 e 27 de março, o grupo participou de palestras e trocas de experiências acerca do tema “Liderança para transformar”.
No primeiro dia de evento, além do momento de acolhimento, houve uma reflexão sobre importantes valores presentes no exercício da liderança. O Pastor – Júlio César Adam e o Psicólogo – Clairton Puntel citaram características importantes como flexibilidade, sabedoria prática, a motivação, o engajamento, a esperança e a ética.
Experiências de vida e trabalho também foram compartilhadas por quatro líderes. Ocorreram relatos sobre a liderança compartilhada, o voluntariado e de ações comprometidas com um mundo mais humano, solidário e sustentável.
Representando a IENH, a Professora – Rita Cunha e os Ex-alunos – João Vitor Eltz e Fernanda Bergonsi apresentaram o relato de experiências vividas pelo Grêmio Estudantil Castro Alves (GECA) durante o ano de 2020. A dupla acrescentou a sua fala questões sobre a adaptação do Fórum Social 2020, em razão da pandemia.
Sobre o 26º Encontro Estudantil da Rede Sinodal, João fala que “foi um momento muito especial representar a IENH”, ele também diz que tem “orgulho das realizações do GECA 2020” e que “esse momento só enfatiza o quão forte é o desenvolvimento da liderança na IENH e na Rede Sinodal”.
Participando do evento, a aluna Mariana de Oliveira conta que “as dinâmicas estavam muito divertidas, os palestrantes eram muito experientes e capacitados! Foi um evento incrível e cheio de aprendizados que vou levar para a vida”. João também avalia positivamente: “aprendi muito com os alunos e professores das outras escolas por meio de troca de experiências nesse momento difícil que todos nós estamos enfrentando”.
Para Rita, um dos momentos mais especiais do evento foi quando Fernanda e João foram citados como exemplo. “Ao responderem o que levariam de inspiração do encontro, os participantes falaram sobre o exemplo de João Vitor e Fernanda, como jovens com uma capacidade incrível de liderança, criatividade, articulação, sintonia e união”, relata a professora.
Além de João Vitor, Mariana e Fernanda, participaram pela IENH os estudantes – Enzo Bereta, Nicole Hoffmeister, Isadora Lech, Mariana S. de Oliveira. A pastora – Juliana Zachow também acompanhou os participantes.