Durante o mês de junho, os estudantes das 2ªs séries do Novo Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica se engajaram em um projeto de preservação das araucárias, também conhecidas como pinheiros-do-Paraná. A iniciativa teve como objetivo garantir a conservação desse ecossistema único e proteger essa espécie ameaçada.
Como parte do projeto, os alunos plantaram pinhões e irão doar as mudas germinadas para a comunidade interessada. As doações estão previstas para ocorrerem a partir do mês de setembro. As mudas também estarão disponíveis na sede da Rádio União. O grupo também está se dedicando na produção de um vídeo de divulgação da atividade, no qual ressaltam a importância da preservação das araucárias.
Outro grupo envolvido no projeto foi formado pelos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental Bilíngue, que prepararam um pôster contendo informações relevantes sobre a importância da preservação das araucárias. Para incentivar o engajamento dos alunos e promover a identificação com o projeto, todos os participantes receberam bótons com o logo do projeto "Preserve as araucárias".
De acordo com a professora Ana Paula Müller Machado, a preservação das araucárias é uma “iniciativa importante para garantir a conservação desse ecossistema único e proteger essa espécie ameaçada”. Essas árvores são responsáveis por fornecer abrigo e alimento para diversas espécies de animais, contribuindo para a biodiversidade da região.