Brincadeiras desenvolvem o raciocínio lógico e matemático no Nível 3C

Estudantes aprendem brincando com jogo de peças de madeira coloridas
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Liderança e Empreendedorismo
Brincadeiras desenvolvem o raciocínio lógico e matemático no Nível 3C

A exploração matemática e o raciocínio lógico estão sendo desenvolvidos nas aulas do Nível 3C da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama.

Segundo a Professora Cíntia Miranda Machado de Oliveira, “para a construção do pensamento lógico-matemático nessa faixa etária é importante que a criança possa manipular, de forma lúdica, objetos como tampinhas de diferentes cores, potinhos de diferentes espessuras e caixas de diferentes tamanhos”. A operação lógica-matemática se desenvolve sobre as semelhanças existentes entre os elementos manipulados, o que significa reunir, separar e agrupar objetos semelhantes.

Dessa forma, a turma do Nível 3C vivenciou, entre tantas outras, uma atividade com um brinquedo que gostam muito de brincar em sala de aula: peças de madeira para montar. Com brincadeiras, de forma lúdica, os alunos desenvolvem o raciocínio lógico, aprendendo a estabelecer critérios para classificar, quantificar, corresponder, seriar e agrupar as peças. “Em nossa rodinha, separamos, contamos e verificamos as diferentes possibilidades existentes entre as semelhanças das peças de madeira coloridas disponibilizadas para o grupo”, comenta a Professora Cíntia.

Atualizado em: 18/08/2017