A exploração matemática e o raciocínio lógico estão sendo desenvolvidos nas aulas do Nível 3C da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama.
Segundo a Professora Cíntia Miranda Machado de Oliveira, “para a construção do pensamento lógico-matemático nessa faixa etária é importante que a criança possa manipular, de forma lúdica, objetos como tampinhas de diferentes cores, potinhos de diferentes espessuras e caixas de diferentes tamanhos”. A operação lógica-matemática se desenvolve sobre as semelhanças existentes entre os elementos manipulados, o que significa reunir, separar e agrupar objetos semelhantes.
Dessa forma, a turma do Nível 3C vivenciou, entre tantas outras, uma atividade com um brinquedo que gostam muito de brincar em sala de aula: peças de madeira para montar. Com brincadeiras, de forma lúdica, os alunos desenvolvem o raciocínio lógico, aprendendo a estabelecer critérios para classificar, quantificar, corresponder, seriar e agrupar as peças. “Em nossa rodinha, separamos, contamos e verificamos as diferentes possibilidades existentes entre as semelhanças das peças de madeira coloridas disponibilizadas para o grupo”, comenta a Professora Cíntia.