Ações especiais alusivas à Semana do Brincar foram desenvolvidas com crianças, professores e funcionários da IENH – Unidade Oswaldo Cruz. Entre os dias 21 e 29 de maio, todo o grupo esteve envolvido em atividades propostas sob a temática “Confiar na força do brincar”.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil da Unidade, Gabriella Schorn, “a escola já ser um lugar de brincar e, em um contexto de pós-pandemia, é necessário destacar e retomar esta atividade como um ato potente, que auxilia no desenvolvimento pleno das crianças”. E foi assim que o brincar foi proposto como um ato potente para o desenvolvimento de uma infância plena.
Para Gabriella, as brincadeiras são um “ato transformador e essencial, que é da natureza da criança e da força humana, necessário ao desenvolvimento de toda a comunidade”. De acordo com ela, “uma escola lúdica, é aquela que assume o brincar como algo fundamental e necessário à atividade criativa, onde se pode experimentar, inventar e desenvolver mecanismos indispensáveis à aprendizagem”.