Conhecimento, plurilinguismo e gastronomia na Copa dos Sabores

Alunos dos 6ºs anos prepararam pratos e trabalharam conceitos em Espanhol, Inglês e Português
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Liderança e Empreendedorismo Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Conhecimento, plurilinguismo e gastronomia na Copa dos Sabores

Autonomia, trabalho colaborativo, oralidade em Inglês e Espanhol, e revisão de conteúdos na Língua Portuguesa. Tudo isso foi desenvolvido no último dia de aula do primeiro semestre, 13 de julho, pelos alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz.

A proposta iniciou duas semanas antes quando, nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos participaram de uma gincana em que deviam responder a diversos desafios relacionados ao conteúdo adjetivos pátrios, utilizando o álbum de figurinhas da Copa do Mundo. Ao final dessa atividade, descobriam o país que representariam na “Copa dos Sabores”, que envolveu Portugal, México, Alemanha, Argentina, Dinamarca, Espanha, Inglaterra e França.

Posteriormente, nas aulas de Língua Espanhola, os estudantes receberam os ingredientes que poderiam utilizar para elaborar o prato e orientações sobre a organização da “Copa dos Sabores”. Nas aulas de Língua Inglesa e Espanhola também realizaram pesquisas sobre a gastronomia do país sorteado e puderam se preparar para a apresentação.

Após a preparação dos alimentos, os estudantes foram avaliados nos seguintes itens: descrição do prato em Espanhol (nome do prato, ingredientes utilizados), descrição em Língua Inglesa (explicar como foi feito o prato) e em Língua Portuguesa (deveriam justificar a escolha do prato e sua relação com o país que representavam). Também foram avaliados pela apresentação do prato, o sabor e a organização para prepará-lo.

Os Professores Carlos Ribeiro, Júlia Wolff, Cristiane Lemke e Raquel Meirose organizaram a atividade.

Atualizado em: 18/07/2018