Uma história sobre sorrisos inspirou os estudos das turmas do Nível 5A e B da Educação Infantil Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz. Em conjunto com as Professoras Morgana Machado Pedra e Sílvia Renata Molter e a Teacher – Damodara Ferrer, as crianças identificaram e reconheceram motivos para sorrir e viver bem no grupo escolar.
Na atividade “o que tem por trás de um sorriso?”, proposta a partir do livro “O livro dos Sorrisos”, a missão dada era reconhecer o sorriso dos colegas, assim como o nome deles. As crianças também se tornaram “detetives dos sorrisos” para descobrir os lugares onde os nomes estavam escritos na sala de aula para transcrevê-los. Segundo as professoras, conforme ocorre na história, elas também criaram rimas usando palavras que combinam com o nome das crianças e seus respectivos sorrisos para, depois, associar a imagens em um cartaz.
Em língua inglesa
Iniciando as aulas de língua inglesa, as turmas cantam a música “If you’re happy” com a Teacher Damodara. Nesse momento, as crianças podem nomear o que estão sentindo. Durante o projeto, um desenvolvimento diferente aconteceu: elas puderam desenhar o rosto do colega, observando os traços dele, em frente a uma lâmina transparente.
Foi “muito lindo e importante” o momento, comentam as professoras. A atividade fez com que os alunos percebessem suas diferenças e entendessem que está “tudo bem ser diferente”, explicam. Ainda, o grupo realizou o mapeamento do corpo na parede e no chão da escola, experimentando a base em pé e a base deitada na hora do desenho. As propostas enriqueceram o vocabulário em língua inglesa sobre sentimentos, emoções e partes do corpo.