Curiosidade, descobertas e criações no projeto sobre os dentes no Nível 5A

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida
Curiosidade, descobertas e criações no projeto sobre os dentes no Nível 5A

A turma do Nível 5A da Educação Infantil da IENH –  Unidade Oswaldo Cruz iniciou o projeto "Dente de gente sorridente", na última semana. Segundo a Professora Jordana Quilião, o tema surgiu a partir do interesse e questionamentos dos alunos envolvendo os dentes de leite e os permanentes. "Por quê os dentes caem?" e "Quantos dentes temos?" foram algumas das perguntas e indagações do grupo.

Acompanhados da Professora Jordana e da Auxiliar de Atividades Escolares – Morgana Machado, os estudantes iniciaram as suas primeiras criações e descobertas sobre o assunto. Inicialmente, construíram um gráfico coletivo apontando "quem já perdeu um dente de leite e quantos ". Com a proposta, realizaram a contagem oral, desenvolveram a noção de quantidade e fizeram comparações. Além disso, usaram o momento do lanche para observar quais dentes estavam usando para determinados alimentos. Após, criaram uma legenda para identificar os dentes e os alimentos experimentados.

A turma confeccionou uma boca e a colagem da representação dos dentes, participou de um momento de conversa e pesquisa sobre a nomenclatura de cada dente e a quantidade em crianças e adultos. Na aula de Educação Tecnológica, com a Professora Jaqueline Grassmann, os alunos criaram e nomearam algumas "bactérias". Na sala de aula, usaram da imaginação para dar suporte ao desenho criado com material sustentável. No pátio da escola, foram divididos em grupos e desafiados a criarem uma história usando essas bactérias. Para isso, receberam apenas uma folha e a missão de conversar com o colega, pensar na história e fazer a ilustração da mesma. Em seguida, apresentaram para a turma e relataram como foi o momento de conversa e criação coletiva.

"Os alunos estão completamente envolvidos, curiosos e questionadores sobre o projeto. Estão encontrando na exploração e manipulação de revistas algumas reportagens sobre o tema, além das histórias, fotos e vídeos mencionados. Compartilham e interagem o tempo todo. Ainda manifestaram um grande apreço na canção e dramatização do "Rei da Sujeira" e o "Capitão escova" apresentada pela Professora Michele Andrioli. Além disso, estamos criando um painel e cada nova descoberta acrescentamos no mesmo, as crianças seguidamente conversam de forma espontânea sobre os materiais que estão ali e até relembram como foi o processo de descoberta ou a atividade vivenciada. As propostas permitiram o protagonismo, o desejo investigativo, o desenvolvimento da oralidade, noções matemáticas e a interação dos alunos”, relata a professora Jordana.

Atualizado em: 06/10/2017