A retrospectiva de 2019 é positiva para os curtas-metragens “Monocromia” e “Entre linhas”, produzidos por alunos da IENH. Os títulos receberam diversos prêmios nos festivais de cinema estudantis, durante o segundo semestre. Entre as conquistas estão destaques de melhor ator, melhor atriz e melhor filme.
Em setembro, as produções concorreram no Festival Primeiro Filme, organizado pela Prana Filmes. Na competição, Aleksia Dias recebeu o prêmio de Melhor Atriz pelo curta Entre Linhas. Ela também ganhou o mesmo destaque no Festival Internacional de Cinema Estudantil – Cinest, de Santa Maria, no dia 18 de outubro. Nesse evento, Igor de Souza, do curta Monocromia, ganhou a categoria Melhor Ator.
Participando do 18º Festival Nacional de Cinema Estudantil de Guaíba – Mostra Nacional e Internacional de Curtas e Longas, outros prêmios foram recebidos no dia 23 de novembro. “Monocromia” foi premiado como 2° melhor filme, melhor roteiro, com Yasmin Grings, e melhor ator, com Igor.
Encerrando a temporada, os grupos participaram do 5° Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada – FECEA, no dia 30 de novembro. Na oportunidade, “Monocromia” ganhou como Melhor Filme do Ensino Médio, entre 1.400 produções inscritas. Na mesma competição, a aluna Aleksia também conquistou o Prêmio Marielle Franco - Protagonismo Feminino.