Estimular o senso crítico e auxiliar no desenvolvimento de argumentos foram os objetivos da atividade de debate desenvolvida na IENH. Os alunos do 9° ano A do Ensino Fundamental Bilíngue da Unidade Fundação Evangélica discutiram acerca de assuntos que dividem opinião, na aula de Língua Portuguesa do dia 26 de setembro.
Separada em dois grupos, a turma contou com um lado argumentando contra a temática estipulada e outro lado argumentando a favor dela. Assim, mediada pela Professora – Joseane Silva, a proposta oportunizou a manifestação dos alunos diante dos colegas e docente. Cada representante teve um tempo limite para falar e se posicionar de acordo com seu grupo. Também existia o direito a réplica e a tréplica. Ao final todos poderiam se manifestar obedecendo ao tempo e a opinião do outro.
Para a escolha dos temas, foram considerados aspectos interdisciplinares. Antes da exposição de cada assunto, os estudantes tinham a opção de trocar de grupo, fazendo com que os argumentos e contra-argumentos fossem explorados. Durante a atividade, eles tiveram que respeitar as regras de tempo e conduta. Ao fim, fez-se um balanço final para apontamento de melhorias sobre a realização.
“Foi um momento diferenciado, onde os alunos se posicionaram e exploraram aspectos e argumentos que os levaram ao senso crítico”, comenta Joseane. Desse modo, “o trabalho valorizou a autoestima, estimulou à oratória e promoveu a postura de respeito às regras e às opiniões dos outros colegas”, complementa.