Educação ambiental: alunos constroem horta escolar na Unidade Pindorama

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Liderança e Empreendedorismo Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura

Terra, mudas de plantas, instrumentos de jardinagem e dedicação. Esses foram os materiais de aula utilizados pelos alunos dos 2ºs anos (Monitores Ecológicos) e o 4º ano do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama, no dia 19 de junho.

Buscando colocar em prática os estudos das turmas, as Professoras Simone Ledur Marks, Fabiane Henrich, Janete de David Rodrigues e Carla Baumgratz propuseram a construção colaborativa de uma horta escolar. Para isso, o Diretor Geral da IENH – Seno Leonhardt esteve na Unidade e com os seus conhecimentos de Técnico Agrícola orientou os alunos na atividade.

Foi no pátio da Florestinha da escola, em um dia ensolarado, que a atividade aconteceu. Inicialmente, a Professora Simone orientou sobre o funcionamento da atividade e passou a palavra ao Diretor Seno.

Conduzindo o momento, o Diretor explicou sobre os diferentes tipos de solos existentes e as características de cada um. Trouxe informações sobre solos como o arenoso, argiloso, orgânico (húmus), arenito, além de falar sobre a importância da rocha de calcário e o adubo para o desenvolvimento das plantas. Após esse momento, os alunos partiram para a etapa de colocar a mão na terra. Com os estudos de aula sobre os solos, a função dos estudantes dos 4ºs anos era preparar a terra para o plantio. Já os 2ºs anos, que aprenderam sobre as plantas, foram responsáveis pelo plantio das mudas.

Auxiliados pelo Diretor e pelas Professoras, as turmas efetuarem o plantio de pequenas mudas de plantas como poejo, alecrim, cebolinha, hortelã, salsa, alface e manjericão. Concluído o plantio, a segunda tarefa foi irrigar a horta escolar.

Todo o momento foi de muito aprendizado e colaboratividade entre as turmas. A missão dos alunos agora é cuidar da horta, cultivando os chás, temperos e hortaliças plantados.

Atualizado em: 26/06/2018