Passos, objetos e outras ferramentas de medição de comprimentos foram utilizados pelos alunos do 5° ano A do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama para aprender sobre perímetro. Na aula de Matemática do dia 20 de maio, a turma dividiu-se em grupos para verificar o perímetro de determinados espaços da escola buscando maneiras de fazer essa medição.
Acompanhados da Professora Rosália Fenner, os alunos puderam compreender o conceito de perímetro e aplicá-lo para resolver situações problemas. Ela fala que a atividade foi bastante interessante e dá o exemplo de um grupo, que “mediu com passos o contorno da quadra e depois mediu o comprimento de um passo e fez o cálculo do perímetro”, diz.
A professora avalia positivamente a realização. Para ela foi “incrível” observar os estudantes resolvendo situações problemas e aplicando equivalência de medidas, multiplicação e afins. Rosália comenta que propostas como esta fazem “com que a matemática tenha significado e seus conceitos sejam compreendidos”, aponta.