Durante o ano, a turma do 4º ano D do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz estudou aspectos importantes sobre o Rio dos Sinos e sua bacia hidrográfica. Por iniciativa dos alunos, foi realizado um trabalho cujo objetivo era pensar em ideias que pudessem salvar o rio da atual situação em que se encontra, como o 4º rio mais poluído do Brasil.
Em conjunto com a Professora Juliana Bohn, o grupo pensou em diferentes formas de divulgar este trabalho e uma delas, escolhida pela maioria, foi a de fazer contato com um vereador da cidade. A partir disso, no dia 22 de outubro, a turma esteve na tribuna da Câmara de Vereadores da cidade para falar sobre o projeto desenvolvido.
No momento, quatro alunos representaram a turma, apresentando oralmente o que observaram sobre o atual cenário do Rio dos Sinos, relatando que estão trabalhando em ações para melhoria de tal situação e indagando os vereadores sobre o que estão fazendo em prol da fonte de água da cidade. Ao final, os vereadores realizaram questionamentos que foram respondidos pelos estudantes. O objetivo do grupo também foi sugerir a proposta de criação de uma Lei Municipal de proteção ao Rio dos Sinos, que busque garantir parte do orçamento anual do Município para ações com este objetivo.
“Consciência social e ambiental, autonomia e cidadania são algumas das aprendizagens importantes que desenvolvemos com esta atividade. Buscamos reafirmar nosso compromisso, de forma ampla com nosso Planeta, e de forma local com o Rio que abastece nossa cidade”, afirma a Professora Juliana.
Além desta apresentação, os alunos que desenvolvem a função de Monitores Ecológicos na escola também efetuaram a entrega de tampinhas ao presidente da AMO – Associação de Assistência em Oncopediatria – Valdir Marques de Souza, que estava no local para uma homenagem. Participaram do momento na Câmara de Vereadores, todos os alunos da turma e também alguns familiares.