No mês de setembro, os alunos do 2º ano C do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz iniciaram um novo projeto de estudos. Intitulado “2º ano C em... Fantástica viagem pelo Universo”, o projeto busca potencializar o processo de alfabetização dos estudantes, através do uso de ferramentas tecnológicas como suporte para uma aprendizagem significativa.
Nas palavras de Piaget (2001), a Professora Gabriella Schorn afirma que oportunizar desafios, argumentar sobre suas crenças e descobertas, fortalece o potencial criativo do sujeito e possibilita a criação de novas ideias. “Através das colocações do autor, percebe-se que, dessa forma, o professor adquire maior compreensão de seu grupo de alunos, podendo atender às necessidades dos mesmos e tornar o ensino cada vez mais personalizado”, relata Gabriella.
Caracterizando a turma como “um grupo curioso, criativo, autônomo e atento às tecnologias, além de conectados às propostas trazidas pelos professores”, a Professora Gabriella conta que o objetivo do projeto é potencializar o desenvolvimento das habilidades e competências previstas para o ano, utilizando como suporte principal o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), Planeta Rooda 3.0 (NUTED/UFRGS). Além do AVA, o personagem criado por Saint-Exupéry – o Pequeno Príncipe, é utilizado como símbolo para guiar a turma na “exploração” ao universo, possibilitando, de forma colaborativa, integrada e ao mesmo tempo personalizada, fomentar aspectos da leitura, escrita, raciocínio lógico, letramento e segurança digitais, entre outros.
Integrando o projeto, diversas atividades já foram desenvolvidas, tais como a exploração do AVA, leitura e exploração da história “O Pequeno Príncipe”, observação dos planetas e sistema solar através do software Celestia e observação do céu durante o dia com telescópio. Os alunos assistiram vídeos no Youtube sobre decolagem e pouso de foguete e ônibus espacial e também realizaram atividades com o corpo mostrando o movimento de rotação e translação dos planetas no Sistema Solar. Além da Professora Gabriella, também acompanham o projeto as Professoras Letícia Schmitz e Jaqueline Grassmann.