Em tempos de atividades domiciliares, os alunos dos 2ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH - Unidade Pindorama realizaram tarefas de Programação Desplugada. A proposta contemplou a elaboração de um labirinto ou caminho com cartas de baralhos de jogos variados (disponíveis em casa) e a utilização de materiais escolares, como régua, lápis, apontador, para programarem e se divertirem com a família. Segundo as Professoras Poliana Soares e Fabiane Heck Henrich, o objetivo foi estimular o pensamento computacional desplugado aliado aos comandos em língua inglesa - move forward (siga em frente), move backward (vá para trás), turn left (vire à esquerda) e turn right (vire à direita) e ao estudo dos School Materials (materiais escolares).
Na atividade, cada aluno e sua família criaram o próprio caminho com cartas e os desafios, escreveram as direções em língua inglesa e posicionaram sobre as cartas três materiais escolares, que eram os alvos da programação. A intenção era de que cada jogador conseguisse chegar até os materiais escolares, utilizando um pequeno boneco como peão. Mas, para isso, era necessário programar o caminho por meio das direções, números e o pensamento estratégico, escolher os melhores movimentos para completar o desafio, chegando até o material escolar escolhido. “Esta atividade rendeu muitos desafios em família, diversão e aprendizagem através da programação desplugada e o uso prático e contextualizado da língua inglesa”, destaca Poliana/estudantes-participam-de-desafio-em-atividade-de-programacao-desplugada
Estudantes participam de desafio em atividade de programação desplugada
Atualizado em: 06/05/2020
Atualizado em: 06/05/2020
Veja Também