Estudo sobre a arte do grafite e produção de obras na escola

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Sociedade e Cultura
Estudo sobre a arte do grafite e produção de obras na escola

Durante o último trimestre, os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama se envolveram em um projeto sobre a arte do grafite, em Inglês Aplicado e Artes, com a Professora Janaína Menezes.

Inicialmente, os estudantes foram desafiados a observar as manifestações de grafite em Novo Hamburgo. Tiravam fotos e traziam para compartilhar em aula com colegas e professoras. O objetivo era que olhassem e prestassem atenção na cidade, no seu bairro e na sua rua pela expressão da arte por meio do grafite. A partir daí, estudaram a origem do grafite, que iniciou nos anos 70 e hoje faz parte da arte contemporânea. Também se discutiu a diferença entre o grafite como arte e o vandalismo. Os alunos pesquisaram sobre artistas regionais, nacionais e internacionais como Banksy, Celopax, Speto, Colette Miller, Eduardo Kobra, Annie Preece, Basquiat entre outros. Também pesquisaram e discutiram sobre a arte do grafite em Berlim, Rio de Janeiro, Porto Alegre e outros locais.

Após adentrar pelo mundo dos artistas, eles desejaram saber mais sobre o grafite do brasileiro Eduardo Kobra, pesquisando ainda mais sobre sua vida, obra e a técnica. Inspirados pelo grafite de Kobra, os estudantes tiraram fotos dos espaços da escola e também fizeram o seu autorretrato. Assim, pintaram o autorretrato de acordo com a mesma técnica dos quadrados do artista e escolheram a foto impressa de um dos ambientes escolares para compor a obra. Ao final, espalharam suas imagens grafitadas pela escola.

“Os alunos se envolveram muito neste projeto que proporcionou contato com o grafite como manifestação artística, que é algo tão presente nos espaços das cidades pelo mundo inteiro. Tiveram a chance de se expressar nos espaços da escola artisticamente”, destaca a Professora Janaína.

Atualizado em: 21/12/2018