A curiosidade acerca da força necessária para impulsionar um foguete até a órbita foi motivadora para uma vivência da Educação Infantil Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama. Em junho, a turma do Nível 5C realizou uma experiência que simulou o lançamento de um foguete espacial. Além de sanar a dúvida, a atividade também proporcionou conhecimentos em conceitos de química, física e matemática.
Hipóteses sobre a força de impulsão surgiram em uma conversa e motivaram a realização da experiência. Com bicarbonato de sódio e vinagre, a turma fez uma analogia ao combustível para lançar um foguete de garrafa pet. O pátio da escola foi palco para a vivência, que colaborou para a compreensão e materialização do assunto.
De acordo com a Professora Aline Lunkes, ao longo das pesquisas realizadas, as crianças foram inspiradas pelo livro “Estrelas e Planetas”, de Pierre Winters, a saber mais sobre o assunto. Elas também descobriram, ao longo dos estudos, que os foguetes espaciais são usados para levar astronautas e equipamentos para a órbita da Terra ou além.