Os alunos do 2ºano C do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz engajaram-se nos estudos sobre os problemas que o canudo plástico traz ao meio ambiente, principalmente quando descartado nos oceanos.
Após ouvirem os alunos dos 5ºs anos que apresentaram a temática aos Monitores Ecológicos, acessaram o site https://www.strawnomore.org/ e realizaram um juramento, evitando a utilização do canudo plástico por 30 dias. Durante este período, questionamentos iniciaram acerca do assunto “decomposição”. A Professora - Gabriella Schorn trouxe a proposta de uma experiência sobre o assunto, que prontamente foi aceita pelo grupo de alunos.
Assim, durante 4 semanas, os estudantes observaram a decomposição da casca de banana, de um pedaço de papel e um canudo plástico, ambos organizados em potes com água. Utilizaram lupas para analisar com maior precisão os passos de decomposição destes materiais e registraram em uma folha por meio de escrita (respondendo algumas perguntas) e desenho.
Ao final da experiência, chegaram à conclusão de que o papel entrou em decomposição mais rapidamente; em segundo lugar, a casca de banana; em terceiro, o canudo, porém não registraram alterações no mesmo, o que fez o grupo refletir do quão nocivo é o plástico para o meio ambiente. “Foi possível perceber que através da experiência, as crianças tiveram um resultado concreto dos estudos que realizamos sobre os perigos da falta de cuidados com o meio ambiente. Dessa forma, pode-se afirmar que uma mudança de consciência vem sendo possibilitada por meio das atividades desenvolvidas na Unidade Oswaldo Cruz, pois partiu de uma parceria firmada entre os quintos e segundos anos, que depois se estendeu para toda escola”, explica a Professora Gabriella. A Teacher – Letícia Schmitz também acompanhou a experiência.