Ações planejadas e executadas para diferentes instituições parceiras da IENH foram apresentadas no Fórum Social 2023. Os estudantes das 3ªs séries do Ensino Médio da Unidade Fundação Evangélica expuseram vídeos explicativos sobre os projetos elaborados e responderam a perguntas realizadas por avaliadores na manhã de 26 de setembro.
Durante o primeiro semestre, os alunos das 3ªs séries foram divididos em grupos e estruturaram projetos para buscar recursos em prol de crianças, adolescentes, adultos ou idosos de alguma instituição ou escola. O desafio era suprir uma necessidade dessa organização parceira com verba estimada em R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Houve propostas desde a criação de novas salas até a aquisição de equipamentos.
As proposições foram pensadas beneficiando as instituições: Casa João Bosco, EMEI Bem-te-vi, APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, EMEI Cinderela, Lar São Vicente de Paula, EMEI Peixinho Dourado, Casa de Acolhimento Morada de Gigantes, Ação Encontro, Infantil da Paz e CECRIFE. Cada grupo elaborou um vídeo de três minutos para contar sobre a proposta e teve outros quatro minutos para manifestar-se sobre as escolhas e experiências.
No encontro, os professores Ana Paula Ferraz, Marcelo Vier e Michel Banderó e as integrantes da equipe pedagógica Patrícia Neumann, Jaqueline Schaeffer e Raquel Marques puderam fazer perguntas aos grupos.
O Fórum Social contou com a participação da Vice-Diretora da Educação Básica Déborah Cassel e da Coordenadora da Unidade Fundação Evangélica Daniele Blos Bolzan. Os estudantes da 2ªs séries também foram convidados a assistir ao evento. No início da manhã, Daniele manifestou suas palavras sobre o projeto “Um olhar para o outro”, desenvolvido durante o ensino médio e que culmina no evento. A coordenadora dos projetos socioambientais da IENH, Isabel Lizakoski, também fez uma fala de abertura.
O encerramento contou com homenagens em vídeo dos professores orientadores dos grupos e com uma apresentação musical realizada pelas 3ªs séries. O evento foi organizado por Isabel e pela professora de Língua Portuguesa Joseane Silva.