Estudantes dos 4° anos do Ensino Fundamental Bilíngue IENH – Unidade Pindorama realizaram uma atividade didática sobre a fotossíntese. A proposta envolveu habilidades de diversas áreas do conhecimento, como Ciências Naturais, Língua Portuguesa e Artes. Os alunos planejaram, confeccionaram e apresentaram um cartaz explicando o processo e suas etapas, utilizando recursos da natureza e muita criatividade.
Para a realização, foram definidas duplas ou trios pelos estudantes e foi desenvolvido um planejamento por escrito das funções e responsabilidades de cada um. Juntos, eles reproduziram uma árvore com folhas, galhos e sementes recolhidos em casa e na escola. Ela serviu para a confecção de um cartaz para apresentação, no qual os alunos mostraram na prática como funciona a fotossíntese.
A atividade foi embasada em estratégias de metodologias ativas e teve por objetivo incentivar a aprendizagem de forma autônoma e participativa, conforme a professora Fabiane Miranda. Foram propostas atividade que estimularam o pensar, a iniciativa, o debate e que tornassem os estudantes responsáveis pela construção do próprio conhecimento, de acordo com a professora Elisandra Fagundes.
Como encerramento, foi realizada uma autoavaliação do trabalho individual e em pares/trios, promovendo o fortalecimento das habilidades socioemocionais.