Um passeio de estudos realizado em Porto Alegre e Guaíba oportunizou diversos aprendizados aos alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental da IENH – Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz. No momento realizado no dia 07 de dezembro, segundo a Professora Anelise Domingues, os estudantes vivenciaram a História do Rio Grande do Sul através da cultura material e arquitetônica da capital, além de compreenderem a necessidade de conservar este bem histórico.
O passeio iniciou pela visitação ao Centro Histórico e Político de Porto Alegre, à Catedral Metropolitana, ao Palácio Piratini e ao Museu Júlio de Castilhos. Em cada um dos locais, os alunos puderam observar toda a riqueza de história e cultura que o povo gaúcho construiu ao longo da sua trajetória, vivenciando o conhecimento trabalhado nas aulas ao longo do ano e questionando sobre suas curiosidades.
No período da tarde, o grupo se deslocou para o cais do porto Mauá, onde iniciaram a travessia de Catamarã com destino a cidade de Guaíba. Chegando em Guaíba, um passeio em uma Jardineira (ônibus aberto) ocorreu. Neste momento, um guia de turismo acompanhou as turmas, indicando e explicando a história dos principais pontos turísticos da cidade, tais como a Casa Gomes Jardim (espaço onde contam o início da Revolução Farroupilha), Vitrine Cultural (onde se encontra a chama crioula do milênio), Mirante 14 de outubro, antigas charqueadas e mercado público, orla do Lago Guaíba e a história da Ilha da Pólvora.
O passeio foi finalizado com o retorno no Catamarã e viagem à Novo Hamburgo. “Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o que aprenderam em sala de aula sobre o período de desenvolvimento da região metropolitana. Observaram a cultura material deixada pelos diversos grupos que formaram o Rio Grande do Sul, bem como compreenderam a importância da conservação do patrimônio histórico deixado por eles”, destaca a Professora Anelise. Além dela, também acompanharam o grupo os Professores Gabrielle Zvir Saldanha, Carlos C. Bordignon Ribeiro e o Auxiliar de Atividades Escolares – Giovane Rocha.