A primeira edição de Copa Polvo de Voleibol, realizada em parceria com o Jornal o Polvo e Rádio União FM, ocorreu entre os dias 10 e 17 de novembro. A competição substitui os jogos da Mostratec e, também, representou o último evento de voleibol, sub-18, no calendário escolar de 2023.
No dia 10 de novembro, ocorreram os jogos do naipe feminino, disputados por nove escolas no Ginásio Agostinho Cavasotto, no bairro Rincão em Novo Hamburgo. A equipe feminina da IENH (Instituição Evangélica de Novo Hamburgo) foi campeã invicta da competição, enfrentando uma final contra o Colégio Wolfram Metzler com vitória da IENH por 2x0.
O time foi comandado pela professora Samanta Neumann e contou com a participação das alunas: Ana Carolina Minuzzo Salazar; Ana Laura Kurgan Rabelo; Eduarda Port Soares; Isabelli Rheinhemer; Isabele Costa Reich; Laura Schmidt Silva; Mariah Cocollela Monteiro; Raika Shen da Rosa e Sophia Dias Staub.
Já os jogos do naipe masculino, ocorreram no dia 17 de novembro e contaram com a participação de sete escolas da Região Metropolitana. A equipe masculina da IENH, orientada pelo professor Alexandre Höher, conquistou o primeiro lugar, de forma invicta, com 8 vitórias, repetindo o feito do ano anterior.
A final foi de virada, sobre a equipe do Instituto Ivoti. O time foi composto pelos alunos: Arthur Dalcin Groehs; Artur Silva Lutz; Bernardo Henrique Risco Bortolin; Fernando Abreu; Murilo Strack Höher; Guilherme Günther Kreische; Kauã Martins Flach; Lorenzo Heidrich Bender; Lucas Borghezan Borba; Nícolas Baptista Massochin; Pedro Henrique Andriolla e Thiago Da Silva Santos.
De acordo com o professor Alexandre Höher, a trajetória dos alunos na competição “não foi fácil e exigiu empenho e determinação para assegurar a conquista” em função da qualidade dos times que estavam na disputa.
Por ser o último evento de voleibol escolar (sub-18) no ano, a competição também representou uma despedida, visto que as equipes contam com alunos do terceiro ano do Ensino Médio da IENH.
Segundo Alexandre, os atletas formandos do Ensino Médio, “trilharão novos caminhos, mas ficarão as saudades e marcas de uma parceria formada nas quadras esportivas”. “Desejo sucesso a todos os alunos e espero que eles possam levar seus aprendizados e determinações apresentadas no esporte para suas novas atuações”, finaliza o professor.