Os alunos do 3º ano A do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama participaram da imersão em Língua Inglesa “Challenges Around the City”, no dia 25 de outubro.
Acompanhados pelos Professores Janaína Menezes, Carolina Flesch, Felipe Steigleder, Ana Carolina Rauter e a Auxiliar de Atividades Escolares – Bárbara Schmitz, os estudantes realizaram um City Tour por Novo Hamburgo e no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo.
As turmas foram desafiadas a resolver enigmas envolvendo locais de Novo Hamburgo estudados na área de Ciências Sociais e Língua Inglesa, tendo a cidade como espaço de aprendizagem.
Na manhã, os alunos foram recebidos com um Café Colonial preparado pelas professoras e representantes do restaurante da escola. Em seguida, foram divididos em duplas e receberam um mapa da cidade com enigmas em QR Codes. Com os tablets decifraram o primeiro enigma que levou a turma até a praça Bento Gonçalves. Assim, a atividade foi transcorrendo durante a manhã. Além da praça 20 de setembro, os demais pontos visitados foram o Centro Cultural Albano Hartz no Calçadão, o Monumento ao Sapateiro, a primeira Fábrica de Calçados de NH - Adams SA e a Biblioteca Municipal.
Após o almoço, em que os estudantes se deliciaram com os pratos do Food Truck Panquecas da Vovó, o grupo foi para além dos limites da de Novo Hamburgo. A parada aconteceu no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. No local, os alunos ouviram uma palestra sobre a chegada dos imigrantes alemães e, dentro do próprio museu, jogaram um jogo inspirado em RPG (role-playing game), organizado pela professora Janaína. Ao retornarem para a escola, os alunos receberam como lembrança do dia de imersão, uma mini-cuca e um jogo de percurso que foi construído durante as aulas de Língua Inglesa.
Segundo a Professora Janaína, a atividade desenvolveu a colaboratividade e o trabalho em equipe, representação de espaços através da cartografia e resolução de problemas utilizando a Língua Inglesa. Os estudantes também aprofundaram os conhecimentos sobre a chegada dos primeiros alemães em São Leopoldo e Novo Hamburgo, além de estudarem o impacto desta colonização na cidade.