Na última semana, dias 16 a 19 de outubro, a turma do Nível 3B da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama realizou novas descobertas sobre o projeto de estudos “Joaninha e suas cores, despertando a curiosidade do Nível 3B”!
Inicialmente, os estudantes realizaram uma visita técnica ao Laboratório de Ciências da escola, onde observaram os diferentes animais expostos e tiveram contato com instrumentos de pesquisa como, lupa, microscópio, tubos de ensaio, entre outros. No local, também pesquisaram as características da joaninha.
Em outro momento, a turma realizou uma análise no pátio da escola para encontrar uma joaninha. Procurando com lupa, os alunos encontraram abelhas, formigas, minhocas, mas a pequena joaninha não foi achada. Para alegria de todos, no dia seguinte, um colega trouxe uma joaninha de sua casa para continuarem a pesquisa no laboratório e em sala de aula. A partir de diversas descobertas e reflexões, os alunos aprenderam alguns fatos sobre o inseto:
“- A joaninha põe ovinhos na folha;
- Ela bota ovo com cola para ficar preso na folha;
- Larga os ovinhos lá e vai embora;
- Não cuida dos filhotes;
- O bebê joaninha parece uma minhoquinha (larva) escura;
- Só depois nascem as asas e ela muda de cor;
- A joaninha tem duas asas duras para se proteger e duas asas
moles para voar;
- A joaninha gosta de comer pulgão, que é um bichinho que
come plantinhas;
- Ela é vermelha para avisar os outros bichos para não
comê-la, porque ela é fedida e tem gosto ruim;
- Se algum bicho tentar comê-la, ela solta uma cola para grudar
a boca e as antenas dele;
- Quando ela está com medo esconde a cabeça e as patinhas
embaixo do corpo;
- No calor ela fica sozinha, mas no frio ela fica juntinho com as outras joaninhas para se esquentar;
- Existe joaninha vermelha, amarela, laranja, cinza.”
“Por meio da pesquisa o aluno tem possibilidade de descobrir um mundo diferente, coisas novas, curiosidades e o despertar para a leitura. Cabendo também ao professor, a incumbência de gerenciar e orientar os seus alunos na busca de informações. Sendo assim, sua função é disponibilizar referências bibliográficas, temáticas, enfim, oferecer melhores condições de desenvolvimento da pesquisa”, explica a Professora Letícia Dietrich.