A curiosidade despertada por um pequeno inseto no corrimão da escada inspirou a turma do Kindergarten 4A da Educação Infantil do Currículo Internacional Bilíngue da IENH - Unidade Pindorama a iniciar um projeto de estudos sobre camuflagem na natureza “Cadê? Ache se puder! The Magic of Camouflage”.
“Olha, um grilo!” — “Não, é um gafanhoto.” — “Parece uma folha!”, comentaram as crianças ao observar o animal, dando início a uma rica experiência de investigação e aprendizagem.
A atividade conduzida pela professora Flavia Finamor Mendes Barbosa e pela teacher Laura Andrioli teve como objetivo desenvolver o pensamento científico, a percepção visual, a linguagem oral e a consciência ambiental, ao mesmo tempo em que promoveu habilidades socioemocionais e motoras. “As crianças pesquisaram sobre o gafanhoto-folha, compararam com o grilo e participaram de dinâmicas com prendedores para simular o movimento de pinça, alimentando o “gafanhoto” com bolinhas de papel”, acrescenta Flavia.
Como culminância, os alunos criaram seus próprios gafanhotos, que foram camuflados no pátio da escola. Durante a busca, os pequenos demonstraram empolgação, cooperação e olhar atento ao ambiente, celebrando cada descoberta com alegria.
Na aula de Língua Inglesa, a temática foi trabalhada por meio de músicas, histórias e jogos, ampliando o vocabulário e desenvolvendo a comunicação de forma lúdica e contextualizada. A experiência mostrou como a curiosidade pode ser o ponto de partida para aprendizagens significativas e integradas.