Desde 2017, a IENH – Unidade Pindorama está promovendo diferentes ações sistemáticas para trabalhar as habilidades socioemocionais e as propostas de Mindfulness em sala de aula. Tais atividades têm o objetivo de auxiliar os alunos a lidarem melhor com as suas emoções, visando o autoconhecimento, a concentração e a organização interna. Para se qualificarem para essa práticas, os Professores participaram de formações com psicólogos externos.
Neste ano, essas práticas farão parte da rotina dos alunos. Todas as turmas, do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, semanalmente, em terças-feiras, realizarão uma atividade de Mindfulness direcionada pelos seus Professores. A proposta é que todos os estudantes participem no mesmo momento, com o intuito de silenciar a escola. Na terça-feira, dia 03 de abril, os grupos participaram da primeira prática.
Ao longo do ano, também acontecerão atividades sistematicamente em dias de contraturno das turmas e antes das atividades avaliativas, a pedido dos próprios alunos, que percebem os benefícios da prática para o alívio da ansiedade e para ajudar na organização. “É visível o envolvimento cada vez maior dos alunos nestas atividades, pois no início tinham um estranhamento, achavam engraçado e agora observamos que a postura está mudando, já que começaram a se habituar com a prática. As pesquisas que avaliam o uso do Mindfulness ressaltam todos os benefícios que os alunos terão a longo prazo e é o que desejamos com estas práticas no espaço escolar” destaca a Psicóloga Educacional – Aline Saile.