Monitores Ecológicos avaliam ações em prol ao meio ambiente e planejam o segundo semestre

Turmas receberam desafios para praticar atividades visando o cuidado com o espaço escolar
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Saúde e Qualidade de Vida
Monitores Ecológicos avaliam ações em prol ao meio ambiente e planejam o segundo semestre

No primeiro semestre, os Monitores Ecológicos da IENH – Unidade Pindorama, alunos dos 2ºs anos do Ensino Fundamental, propuseram desafios visando a preservação do meio ambiente para as turmas do Nível 4 da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental.

No final das aulas do primeiro semestre, as turmas reuniram-se com os Monitores para avaliar os resultados dos desafios propostos.

Os Níveis 4 e 5 foram responsáveis pela separação correta dos resíduos nas turmas da Educação Infantil. Deveriam multiplicar a ideia de separação dos resíduos orgânicos e inorgânicos nas salas de aula, bem como incentivar as famílias conscientizando-as da importância desta ação. Os alunos cumpriram o que foi proposto, separando corretamente os resíduos na sala, escolhendo um ajudante diário para auxílio na separação e multiplicando as ideias com diálogo para conscientização nos Níveis 2 e 3, além da produção de cartazes para divulgação.

O desafio dos 1ºs anos foi a manutenção e cuidado com os banheiros ao lado da Sala de Artes, realizando ações de conscientização do uso adequado deste espaço. Para realização da atividade, os alunos observaram e registraram fotos do banheiro antes e depois do recreio e dialogaram com as turmas sobre o que analisaram. Colocaram cartazes com dicas sobre os cuidados e a preservação do ambiente de uso comum e realizaram a reflexão sobre a importância de economizarem a energia, o papel e a água.

Arrecadar 270 tampinhas plásticas foi o desafio dos 3ºs anos. Além de recolher o número indicado de tampinhas, também pesquisaram o tempo que leva para esses materiais desaparecerem na natureza. Ao descobrirem o período de 150 anos, também pensaram em ideias de como utilizar as tampinhas. A solução encontrada foi a construção de objetos reciclados como spinner, roda de carrinho, peão, bonequinhos, além de arte com colagens e pinturas.

Os 4ºs anos foram desafiados a descobrir a quantidade de copos plásticos utilizados em uma semana na escola. As duas turmas realizaram a tarefa recolhendo, ao total, o número de 2089 copos descartáveis. Pensando em mudar essa realidade, lançaram a Campanha da Garrafinha. No segundo semestre, cada turma receberá um cartaz falando sobre a iniciativa, que visa diminuir o uso de copos plásticos e motivar a utilização da garrafinha.

A coleta de 2kg de latinhas de alumínio e o armazenamento adequado do material foi a tarefa proposta ao 5º e 6º ano. Além de recolherem 3kg de latinhas, os alunos pesquisaram e descobriram a forma correta para reciclagem do alumínio, que é revertida em economia para o meio ambiente.

Após a conclusão dos desafios, para o segundo semestre, a nova proposta dos Monitores Ecológicos é a criação de uma composteira e, se possível, um minhocário. A ideia é realizar a montagem e combinar com as turmas a forma de recolhimento do resíduo orgânico.

Os Monitores também querem continuar com as campanhas de arrecadação de lacres, tampinhas, papel e óleo de cozinha. Pretendem seguir mobilizando os diferentes níveis e setores da escola em torno da preservação do meio ambiente a partir de atitudes simples no ambiente escolar. Os 2ºs anos ainda querem identificar as árvores que compõem o pátio da Unidade e visitar o Programa Catavida.

Atualizado em: 22/08/2017