A exploração ao ar livre foi a atividade da aula do Nível 3B da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama, no dia 26 de abril.
Inicialmente, os alunos realizaram um passeio para coletar elementos da natureza, no qual realizaram outros trabalhos artísticos. Em seguida, a Professora Letícia Dietrich disponibilizou um pedaço de papel pardo, onde os alunos criaram as suas próprias obras de artes em meio à natureza. “A criança, mesmo antes de aprender a ler e a escrever, reage positivamente aos estímulos artísticos, pois ela é criadora em potencial. Nessa fase, as atividades de artes fornecem ricas oportunidades para o desenvolvimento das crianças, uma vez que põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação”, relata a Professora Letícia.
Na atividade, os estudantes trabalharam com as mãos, aprendendo e apreendendo o mundo no momento em estavam manipulando e modificando, destruindo e construindo, observando, mas, sobretudo, criando. A Professora Letícia afirma que, através das atividades lúdicas, a criança consegue se exprimir. No entanto, conforme Letícia, “também se torna necessário mostrar-lhe alternativas, perspectivas e concepções: a arte como coautora da sociedade, ampliando, assim, sua visão de possibilidades, na experiência entre o real e o imaginário, do comparativo e do demonstrativo da realidade humana”.