Durante a tarde de quinta-feira, 25 de junho, a turma do Nível 2A da Educação Infantil Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama explorou espaços da escola para pesquisa. Com o projeto de estudos “Pele mole e casca dura: será que é a tartaruga?”, as crianças visitaram o Aquarugas e o Laboratório de Ciências da Unidade. A proposta ocorreu em conjunto com a Professora – Joana Schneider Machado, a Teacher – Ana Carolina Rauter e a Professora de Ciências – Gabriele Zvir Saldanha.
Iniciando a atividade, o N2A encontrou com Gabriele no aquário de tartarugas. No espaço, ela mostrou de perto um dos animais, contando que um deles é uma espécie de tartaruga chamada “tigre d’água” e o outro um jabuti. A partir das observações, os alunos perceberam que “o jabuti é mais lento, devido ao peso do seu casco e a tartaruga tigre d’agua é brava e mais rápida”, como comenta a professora de Ciências.
Lá, Gabriele orientou que não se deve encostar nos “bichinhos” sem usar luvas. Isso evita que doenças sejam transmitidas, tanto dos animais para os humanos quanto ao contrário.
Após o esclarecimento de dúvidas e de conhecer de perto o animal, as crianças fora ao Laboratório de Ciências. No ambiente, observaram a estrutura de tartarugas expostas. Assim, puderam visualizar que o casco da tartaruga contém uma espinha dorsal na parte interna. Nesse momento, Gabriele sugeriu aos alunos que encostassem em suas costas para comparar com a espinha da tartaruga.
Finalizando o encontro, a professora emprestou os dois cascos para ficarem no Cantinho da Pesquisa criado no ambiente de aprendizagem. Dessa forma, os alunos poderão explorá-los durante as aulas.