O primeiro projeto de estudos do Nível 4A da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama surgiu a partir do interesse dos alunos por vivenciar em suas brincadeiras construções e imaginações em relação a carros, caminhões, foguetes e aviões, que pudessem transportar bonecos e animais. Observando que montavam, retratavam e construíam ruas, garagens e cidades para execução de trajetos, a Professora Jôsie Rodrigues e a Teacher Kelly Melo iniciaram o projeto “Investigando o surgimento e a evolução dos diferentes meios de transporte”.
Durante o primeiro semestre do ano, a turma desenvolveu o estudo aprofundando as vivências e buscando respostas para os questionamentos sobre os diversos meios de transporte, suas histórias, evolução, utilidade e importância. A finalidade era entender questões como por onde e como se locomovem, os impactos que causam ao ambiente, sua segurança e funcionamentos do trânsito.
Dentre as diversas atividades propostas nas Línguas Portuguesa e Inglesa, algumas delas foram: criação do “Feelings Train”, onde os alunos puderam expressar seus sentimentos diários colocando sua “foto” no vagão correspondente; “Shapes and means of Transportation Game” com formas geométricas pintadas pelos alunos, que nomearam e classificaram diferentes meios de transporte; construção de pistas com o objetivo de estudar o funcionamento do trânsito; atividade de luz e sombra, com meios de transporte confeccionados com sucata, instigando os alunos a criar histórias e pensar no seu meio de transporte para o futuro; visita do aeronauta Ismael Weber (pai do aluno Lucas); e dobraduras de papel com exploração dos meios de transporte no local em que se locomovem.
Ainda integraram o projeto, a pesquisa sobre os meios de transporte já utilizados pelo aluno com sua família e a construção de gráfico a partir dos dados coletados. Os estudantes também realizaram uma pesquisa, constituíram uma linha do tempo e modelaram uma “roda”. Para finalizar os estudos, a turma assistiu à peça teatral sobre trânsito promovida pelo CFC Valderez.
Segundo a Professora Jôsie, todas as atividades propostas foram vivências muito significativas, em que os alunos puderam explorar e aprender ainda mais sobre o assunto estudado, demonstrando encantamento a cada descoberta. A Auxiliar de Atividades Escolares Cynthia Gonçalves também acompanhou todo o desenvolvimento do projeto.