No dia 06 de setembro, um momento de Hora Cívica sobre o tema “O Brasil que queremos” foi organizado pelos alunos do 4º ano B do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Pindorama.
Acompanhados pela Professora Vivian Cristina Rosa de Farias, os alunos apresentaram para os colegas da escola, imagens do Brasil relacionadas a fotos de atividades realizadas dentro da Unidade. Com isso, promoveram conexões entre as aprendizagens dos alunos e as necessidades de preservação do país.
Segundo a Professora, os estudantes puderam relacionar os movimentos e projetos socioambientais da escola com a ideia de construção de um país melhor. “Foi oportunizado um momento de reflexão sobre as aprendizagens já adquiridas e associá-las ao contexto nacional, em que as turmas percebam a importância de suas ações dentro de contextos mini e macro”, comenta.
Confira o texto apresentado pelo 4º ano:
As cores da bandeira do Brasil representam a grandeza da natureza do nosso país.
O verde simboliza as matas, as florestas e todos os benefícios que elas nos trazem.
O amarelo representa as riquezas do nosso país, nosso vasto litoral, nossa importante agricultura, nossos minerais, nossa cultura. E a maior de nossas riquezas, um povo cheio de alegria, criativo e esperançoso de um futuro melhor.
O azul nos faz lembrar o nosso lindo céu, cheio de estrelas a brilhar sobre nossas cabeças. O azul também representa nossas águas, muito mar, muitos rios e lagos, que nos ajudam a manter nossas riquezas.
O desejo de paz do nosso povo é representado pela faixa branca que está ao centro da nossa bandeira.
Tudo isso, nossas matas, nossas riquezas, nossas águas e o desejo de paz devem ser cuidados por cada um de nós, para que possamos ter um país melhor.
A nossa escola contribui com este desejo de um país melhor, desenvolvendo projetos ecológicos para fazer com que cada um de nós pense no seu papel para a preservação, não só do país, mas do planeta.
Os Monitores Ecológicos, representados pelas turmas dos 2ºs anos, lançaram desafios a todas as turmas, para que cada um cumpra o seu papel na preservação do meio ambiente.
Alguns exemplos:
• separação do lixo;
• recolhimento de tampinhas;
• recolhimento de lacres de alumínio;
• reciclagem de papel.
Os quartos anos, através de seus estudos sobre a água, construíram uma cisterna para a captação da água da chuva, que é aproveitada para regar a horta cultivada pelos 2ºs e 4ºs anos.
Estamos fazendo a nossa parte!
E vocês estão fazendo a sua?