Fernanda Colcete e Victória Panozzo conquistaram o 2° lugar na categoria de química na feira internacional BUCA IMSEF 2020, da Turquia. Revelado no dia 25 de dezembro, o resultado é o primeiro prêmio internacional que a dupla recebe com a pesquisa “Pbioderm: plástico biodegradável bioativo como alternativa ecológica para curativos sintéticos - Fase III”.
De forma on-line, elas apresentaram o projeto na manhã de 18 de dezembro e receberam o resultado no dia de Natal em uma cerimônia virtual. Fernanda diz que ficou “muito feliz”, pois é resultado do esforço da dupla: “depois de nos esforçarmos tanto, é muito gratificante ganhar um prêmio internacional”.
Essa foi a primeira feira internacional em que as estudantes participaram. “É a nossa primeira feira internacional e ganhamos o 2° lugar na categoria de química! Ficamos muito felizes pela experiência, foi muito importante para nós”, diz Fernanda.
Recém-formada no Ensino Médio, a pesquisadora fala que “foi muito gratificante encerrar a trajetória escolar com essa premiação. Agora, vamos continuar na faculdade”. Ela também faz um agradecimento: “eu também gostaria de agradecer todos os professores que nos ajudaram em todo esse tempo. Foi muito importante, principalmente como forma de motivação para continuar”.
Feira on-line
Em um ano atípico, as feiras ocorreram de forma virtual. Fernanda comenta que “a participação em feiras on-line foi muito diferente das presenciais”. Ela destaca duas principais diferenças: o modo de apresentação e o quão “diferente é quando estamos com o avaliador ali, fisicamente”. Também avalia que, com a participação em outros eventos, a dupla “começou a aprender mais como que se apresentava, como que conseguia fazer a apresentação mais visual. Porque as imagens importam muito nessas feiras on-line”.