Pete the Cat – Aprendendo sobre cores com literatura estrangeira

Alunos fizeram contato com o autor do livro em Inglês
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Saúde e Qualidade de Vida Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Pete the Cat – Aprendendo sobre cores com literatura estrangeira

Os alunos dos Níveis 3 da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama aprenderam sobre as cores e frutas em Inglês a partir de diferentes atividades originadas da história “Pete the Cat, I Love my White Shoes”, de Eric Litwin e James Dean.

Na primeira vez em que a história foi contada nas turmas, ambas apreciaram a narrativa que abordava cores e possuía partes com música – o que atraiu ainda mais o interesse dos alunos. Nesse contexto, a Teacher Ana Carolina de Souza Rauter comentou sobre o autor e o ilustrador, o que motivou questionamentos sobre “conversar com eles” ou até mesmo “vê-los” por parte dos alunos. Com a tentativa de suprir essa curiosidade, a Professora fez contato com o autor via e-mail, o qual respondeu dizendo “estar muito contente em saber que os alunos estão aproveitando suas histórias, cantando e dançando suas músicas”. Os alunos ficaram ainda mais surpresos e felizes com a resposta do e-mail de Eric, pedindo que mandassem fotos para que os conhecesse.

Segundo a Teacher Ana, a história do livro permitiu que diferentes atividades fossem realizadas com as turmas. Jogos de regras, brincadeiras, exploração das partes da narrativa (explorando a noção temporal e espacial), culinária com as frutas presentes na história e outras em que pudessem relatar suas cores (incentivando a alimentação saudável), mistura de cores primárias e secundárias, registro (configurando o desenho, como partes do corpo, noção de quantidade), habilidades de input e output (em que deveriam não apenas reconhecer os vocábulos, mas expressá-los - fazendo o mesmo com pequenas frases, conduzidas pela professora, que surgiram pela história). Além disso, questões culturais foram abordadas com os alunos, como o modo de dizer e as frutas que não são típicas do país. “Nessa fase, os alunos já dão conta de realizar pequenas expressões em Inglês se dirigidas e trabalhadas ao longo das aulas com intermédio da repetição e da contextualização, que surgem a partir do interesse de histórias ou cantigas”, relata a Teacher Ana.

Organizaram as atividades as Professoras Ana Carolina de Souza Rauter, Francieli da Silva, Daiane E. Kochenborger e Letícia Dietrich.

Atualizado em: 29/05/2018