Plantio e cultivo de Araucárias no Espaço Brincar e Criar do Pindorama

Grupo plantou pinhões há dois meses e observa a germinação
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Saúde e Qualidade de Vida
Plantio e cultivo de Araucárias no Espaço Brincar e Criar do Pindorama

Desde o início do ano, o grupo dos Níveis 4, 5 da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental que frequenta o Espaço Brincar e Criar – EBC nas quintas-feiras se mostrou curioso pelas questões da natureza. Semanalmente, encontram insetos pelos pátios da escola, percebem diferentes texturas nas folhas e sementes caídas no chão, observam como a escola fica nos dias de chuva e sol e perguntam muito sobre os pássaros e plantas.

Diante disso, a Professora Gabriela Venturini propôs o plantio do Pinhão, a semente da árvore Araucária. No mês de junho, os alunos pesquisaram sobre o desenvolvimento e crescimento dessa planta e a plantaram. Desde então, mensalmente acompanham o seu crescimento através de registros, fotografias e de muito cuidado e carinho, os quais são passados através da limpeza dos vasos, regagem e do contato semanal com as plantas.

No dia 03 de agosto, após cerca de dois meses do plantio, foi possível enxergar o começo da germinação. Algumas árvores começaram a brotar e é possível notar que outras estão fazendo isso embaixo da terra, pois o grupo percebeu que o pinhão está alto, foi movimentado.

Conforme a Professora Gabriela, o envolvimento de cada estudante com sua planta tem sido muito significativo e proporciona vivências únicas de contato e cuidado com o meio ambiente.

“No final dos seis meses de observação, a planta será levada para casa e o cuidado passará a ser junto com a família, contínuo e compartilhado”, comenta.

Atualizado em: 04/08/2017