Em momento para celebrar a pesquisa, a IENH – Unidade Fundação Evangélica promoveu um encontro virtual para entregar a premiação da 44ª Feira de Ciências. Na tarde de 10 de dezembro, professores, alunos e equipe diretiva se reuniram para falar sobre a iniciação científica e seus resultados.
Neste ano, a 44ª Feira de Ciências da IENH ocorreu de forma on-line. Para a realização, o Diretor Geral – Seno Leonhardt avaliou que houve uma “conjugação de esforços”, pois dependia de “professores, Núcleo Pedagógico e, principalmente, dos alunos”. Ele também elogia a organização, que soube “conciliar isso muito bem e organizar uma feira desafiadora em um modelo totalmente diferente”.
Sobre os alunos, o Diretor diz que “se adaptaram e executaram de uma forma diferenciada todos os projetos. Com certeza eles terão um bom reconhecimento onde participarem”. Ele finalizou parabenizando e falando sobre a importância de uma feira como esta.
Além da oficialização dos três primeiros lugares – já divulgados, os professores parabenizaram os grupos. “Parabéns a todas as integrantes que estão aqui, porque todos os trabalhos são muito bons. A gente sabe do esforço ao longo desses anos”, disse o Professor – Matheus Lehnen.
Participando da Mostratec Virtual de 2020, a aluna – Valentina de Castro conta que “durante as avaliações na Mostratec, foi dito que são poucas as escolas que estão fazendo feira neste momento. E a gente conseguiu ter, foi uma ótima experiência e foi muito interessante. Então, muito obrigada”.
Os agradecimentos por parte das estudantes continuaram. A aluna – Fernanda Colcete agradeceu “o apoio de todos os professores, [...] de todo mundo que nos ajudou durante esses três anos que a gente se envolveu no projeto, foi muito importante”.
Conheça os grupos e pesquisas premiadas na 44ª Feira de Ciências:
1º Lugar - Victória da Silva Panozzo e Fernanda Noschang da Rocha Colcete, com o trabalho “Pbioderm: plástico biodegradável bioativo como alternativa ecológica para curativos sintéticos - Fase III”. Elas receberam a credencial para a Mostratec 2020 e dois mil reais em dinheiro.
2º Lugar - Giovana dos Santos e Caroline Trierweiller, com o trabalho “Extração de celulose para a composição de produtos sem glúten - Etapa I: definição dos vegetais para extração”. A premiação deste trabalho é a credencial para a Febrace 2021 e mil reais em dinheiro.
3º Lugar - Laura Muller e Valentina Cappovila, com o trabalho “Eco Maíz: Bandejas sustentáveis produzidas a partir de resíduos do milho verde- Fase II”. Esse trabalho foi premiado com a credencial para a Mostratec 2020.
Resultados que orgulham
A Professora – Fernanda Kohlrausch também falou sobre a participação da pesquisa das alunas – Fernanda Colcete e Victória Panozzo na BUCA IMSEF: - “eu estou em um grupo da Turquia onde tem 40 ‘coordenadores de feira’ do mundo, e eu ainda não acredito que eu estou entre os 40 melhores do mundo em uma feira na Turquia”.
“É muito orgulho de não desistirmos da iniciação científica e de saber o quanto ela é importante. [...] Nossa escola está entre as melhores do mundo em iniciação científica”, comemorou a Professora – Fernanda Kohlrausch. Ela também completou falando que espera “que a iniciação científica continue na alma de cada uma dessas pesquisadoras”.