Desde março, alunos do 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz estão participando do projeto “Algo mais sobre nós”. Em uma parceria entre Pastoral Escolar e Psicologia Escolar, a atividade visa refletir sobre o cuidado e o respeito entre os colegas e professores.
Por meio de textos e dinâmicas de integração que envolvem o diálogo, a cooperação e as relações pacíficas no ambiente escolar, a iniciativa promove integração e prática de ações não-violentas. Juliana Zachow e Vanessa Vauchinski explicam que “é necessário desenvolvermos ações que promovam as competências socioemocionais na escola”, incentivando a presença da “solidariedade, amizade, responsabilidade, colaboração, empatia, organização, ética, cidadania e honestidade” nesse espaço.
Essas ações serão desenvolvidas a partir das demandas específicas de cada turma, durante todo o ano de 2022.
De onde vem a demanda
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a criança começa a estabelecer relações racionais de causa e efeito logicamente, ou seja, organizam o pensamento em estruturas coerentes e as dispõem em relações hierárquicas. Nesse sentido, as crianças gostam de estar em grupos, fazer amizades e valorizam as atividades cooperativas mais do que as competitivas.
Durante o isolamento social, foi sentida a falta do convívio social e da amizade entre os seus pares, especialmente para aquelas que tiveram pouco convívio com outras crianças durante esse tempo. Dessa forma, o retorno das atividades presenciais trouxe incertezas e alegrias para as crianças que voltaram ao espaço escolar. Houve uma readaptação da rotina de estudos e uma adaptação aos protocolos sanitários exigidos para a preservação da vida enquanto enfrentamos a pandemia da Covid-19, sendo necessário olhar para as novas necessidades e agir em prol delas.