Projeto sobre rimas no aprendizado do biletramento

Alunos desenvolveram conhecimentos em Português e Inglês de forma lúdica
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Projeto sobre rimas no aprendizado do biletramento

A partir das diferentes propostas que foram realizadas no 1º ano D do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz, as Professoras Sheila Gallina Nienow e Daniela Ruschel observaram grande envolvimento e curiosidade dos alunos em relação a criação de rimas e o brincar com as palavras.

O gosto pela música, pela improvisação de sons, ritmos e gestos, experimentados através do corpo, também estiveram presentes nos momentos de roda, na sala de aula. Segundo a Professora Sheila, a turma sempre revelou potencial criativo e motivação para realizar as atividades envolvendo materiais diversos.

Assim, ao longo do projeto “Oficina de ideias: jogar, brincar, rimar - A criação na perspectiva do biletramento”, a partir do brincar com as palavras, o grupo criou rimas, canções, releituras, paródias e jogos. Conforme Sheila, esta maneira lúdica de aprender tem grande importância em todo o processo de aprendizagem do sistema de escrita, possibilitando que os alunos se arrisquem em hipóteses com mais tranquilidade, tanto na Língua Portuguesa, quanto na Língua Inglesa.

Além de promover vivências colaborativas, o projeto aprimorou a leitura e a escrita dos estudantes nas duas línguas, possibilitou a exploração da sonoridade das palavras e o desenvolvendo da consciência fonológica. “Nós fomos desafiando os alunos a compreenderem ambas as línguas, em contexto escolar, bem como em contexto social e cultural”, destaca Sheila.

O projeto foi compartilhado com as famílias dos alunos e com toda a comunidade escolar na IV Feira de Projetos da Unidade Oswaldo Cruz.


Atualizado em: 31/07/2018