Para as crianças do Nível 4B da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama, reconhecer o próprio rosto e perceber o do colega tornou-se um momento especial. Entre os dias 26 de março e 02 de abril, diversas atividades foram trabalhadas explorando o respeito e cuidado com o outro, a empatia, as diferenças e semelhanças entre si e o próximo.
Dentro da proposta elaborada pela Professora – Bruna Guimarães, a turma escutou a história “Tudo bem ser diferente”, Todd Parr, que aborda as diferenças existentes entre as pessoas. A partir da contação, os alunos realizaram pesquisas investigativas em revistas, buscando partes de rostos que se aproximavam das suas, para perceberem suas próprias características e as dos colegas.
Com a identificação da cor dos olhos, do cabelo e de outras características, as crianças utilizaram recorte e colagem para realizar a atividade com balões: primeiro, recortaram as partes escolhidas e após colaram nos balões, fazendo a representação do rosto.
Segundo a professora Bruna, “o envolvimento dos alunos ficou nítido em todas as etapas da proposta” e as crianças ficaram felizes com os resultados atingidos: -“foi possível perceber com clareza a alegria depositada pelas crianças conforme realizavam cada etapa da proposta”.
Também foi trabalhada a história “Pedro e Tina”, Stephen Michael King, a fim de estudar sobre a amizade e a empatia, e “Quando fico triste”, Nana Toledo, desenvolvendo as emoções.
A Auxiliar de Atividades Escolares – Morgana Costa também participou das atividades com a turma.