O sistema respiratório é objeto de estudos nas aulas dos 8ºs anos do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Fundação Evangélica.
Em agosto, após participarem de um momento teórico sobre o funcionamento e as estruturas do sistema, os alunos vivenciaram uma atividade prática no Laboratório de Química da escola. Durante a experiência, eles foram convidados a manusear um par de pulmões de um bovino, contendo parte dos brônquios e suas ramificações. No decorrer da atividade, a professora Ana Paula Machado realizou intervenções importantes, relacionando o conteúdo teórico visto em aula com as estruturas anatômicas dos pulmões.
Ao abordar a atividade prática, a professora traz sua fala baseada em Ribeiro Costa (2017), que diz que as atividades práticas são uma maneira de estimular e desenvolver habilidades fundamentais, tais como a memória, a criatividade, a crítica e a reflexão no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando um aprendizado mais significativo aos discentes. “O educador é ativamente participativo como estimulador e mediador do processo, promovendo situações de aproximação à crítica do aluno com a realidade” (COSTA, 2017).
Para a professora Ana Paula, promover estas atividades tornam as aulas mais significativas e proporcionam maior fixação dos conteúdos trabalhados, tornando a aprendizagem mais efetiva e prazerosa. “É possível perceber que a realização desta modalidade pedagógica no ensino das Ciências Naturais possibilita mais qualidade no desempenho dos alunos, pois eles passam a buscar os conhecimentos produzidos no laboratório e os relacionam no decorrer dos desafios propostos em aula”, conclui.